viagem

Viagem é uma das melhores coisas da vida na minha opinião. Mas, durante essa pandemia do Covid-19 muitas foram as pessoas que tiveram de mudar seus planos e deixar de viajar em nome da segurança e da saúde.

Com isso, as empresas do ramo de turismo como companhias aéreas, de ônibus, hotéis, agência de viagem e muitas outras estão tentando sobreviver até que as viagens sejam de alguma forma seguras para as pessoas.

Como forma de resolver a equação sem viagens = sem dinheiro, muitas dessas empresas estão vendendo pela internet pacotes e planos de viagem para 2021 com preços simplesmente inacreditáveis.

Muitas das promoções que vemos sendo vendidas parecem até mesmo um sonho de tão baratas. É o que vemos nas matérias do site Catraca Livre, aqui e também do Jornal Folha de São Paulo, aqui. Todo esse custo tão baixo preocupa, afinal: quando a esmola é demais o santo desconfia!

Assim, muitos clientes me perguntam, vale a pena contratar uma viagem para 2021 agora?

Como está a situação das empresas de viagem nesse período?

Mas, antes de entrarmos no assunto, gostaria de dizer que mês passado fiz uma live com o assunto Viagem e Pandemia, que está salva no IGTV do meu Instagram, para assistir clique aqui. Dito isso, bora para o principal!

Muita gente tem acompanhado e até aproveitado as promoções das empresas do turismo para transformar um grande sonho de viagem, como ir a Europa ou a Disney. No entanto, é preciso cautela no momento de fechar qualquer viagem para o próximo ano. 

Isso porque algumas dessas empresas de viagem já estavam em situação bem crítica mesmo antes da pandemia. É o caso da CVC, que em 2019 já tinha caído 28% (vinte e oito por cento) na Ibovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e só tem caído ainda mais em 2020, conforme matéria da Infomoney aqui.

Outra situação que chama atenção é a situação da LATAM. A empresa pediu Recuperação Judicial nos Estados Unidos e por aqui ainda continua ativa. Contudo, sempre fica aquela pulguinha atrás da orelha sobre a real situação financeira e administrativa da Companhia Aérea no Brasil.

Apesar de tudo isso, as promoções estão indo maravilhosamente bem, obrigada!

Vale a pena contratar ou planejar viagem agora?

Levando em consideração toda a situação que observamos acima, aparentemente não vale a pena comprar nada de viagem agora, em 2020.

Isso porque ainda há muitas incertezas com relação ao futuro e, ainda muitas empresas não estavam preparadas para uma situação como essa.

Dicas para quem vai comprar

Contudo, se você viu aquela promoção imperdível e precisa aproveitar para tirar aquele sonho da gaveta, vou te dar 5 (cinco) dicas do que observar para ter cuidado ao adquirir o seu pacote de viagem ou qualquer outro produto de turismo para o futuro.

  • Primeira coisa é: desconfie de o desconto está muito gritante. Por exemplo, vejo pacotes para a Grécia com aéreo ida e volta e cinco diárias de hotel três estrelas com café da manhã por R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais). Esse valor está muito abaixo do valor normal de um pacote desses. Para se ter uma noção, o valor cobrado não pagaria nem a passagem de ida. Desconfie!
  • Outra dica é: leia muito bem as descrições dos pacotes. Isso permite que você identifique se o pacote realmente atende todas as suas expectativas, especialmente com relação a datas. Isso porque algumas agências têm oferecido pacotes com datas a serem escolhidas no futuro ou com datas pré-aprovadas. Nesse caso, você precisa estar disponível em todas as datas mencionadas ou, do contrário, não poderá alterar a data da viagem;
  • Próxima dica é: confira a situação da agência de turismo, da companhia aérea, dos hotéis. Verifique a avaliação deles antes da pandemia, se for algum lugar sem nenhuma avaliação é bom confirmar a efetiva existência do lugar antes de comprar. E, ainda, pesquise no Google o nome da empresa, se ela é uma empresa a bastante tempo no mercado ou surgiu a pouco tempo por exemplo (o que pode indicar que talvez ela não tenha forças para continuar no mercado após a pandemia);
  • Mais uma dica é: se você tiver qualquer dúvida, não exite em perguntar, ligar e enviar uma mensagem para a agência. Não compre sem tirar todas suas suas dúvidas;
  • Última dica: faça um seguro viagem, principalmente se for uma viagem internacional. Não deixe de cuidar da sua saúde e da saúde de quem viaja com você!

Gostou desse artigo? Deixe um comentário!

Se tiver alguma dúvida, esta é uma das áreas que atuo, clique aqui.

Eu também estou no Instagram, me segue lá @barbaralopes.adv!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *